Meio ambiente

Responsabilidade ambiental

Responsabilidade ambiental

O desenvolvimento sustentável é um dos maiores desafios da atualidade em diversas áreas da indústria e do conhecimento. E é de grande importância que esse desafio seja superado o quanto antes com consciência e responsabilidade. Há quase 30 anos, a Gradebrás já surgiu com esse pensamento, preocupada com o ambiente do qual depende para existir e se relacionando bem com ele.

As matérias-primas utilizadas pela empresa vêm do ferro e ele oferece diversas vantagens que agregam desenvolvimento e sustentabilidade ambiental, preservando a natureza. Por ser um dos elementos mais abundantes do planeta, sua utilização é segura e durante o processo de produção do aço o oxigênio é separado do ferro sem produzir nenhum elemento que agrida o meio ambiente.

Após a década de 1960 vários avanços aconteceram no processo de produção do aço, possibilitando, por exemplo, a redução de 50% da energia e da água utilizadas. Dispositivos de filtragem permitem que as partículas de CO2 emitidas sejam quase completamente recicladas. Além disso, todos os gases residuais são reutilizados para a produção de energia. Outra curiosidade é a de que metade da produção mundial de aço é feita em siderúrgicas que possuem como fonte de energia sucata reciclada sem gerar emissões de CO2.

O aço é um material 100% reciclável sem perder suas qualidades. Cerca de 40% da produção mundial de aço é obtida a partir de aço reciclado, número que aumenta cada vez mais, sendo o material mais reciclado do mundo.

O tempo das operações ao ar livre são reduzidos, assim como os detritos e a poeira, tornando a obra mais limpa e silenciosa. O aço também economiza materiais e preserva o solo que está em construção. Sua resistência e durabilidade fazem com que tenha uma vida útil longa, o que é, também, um atributo importante para a preservação ambiental.

Cada vez mais novas formas de energia limpa estão sendo implantadas em todos os tipos de construções e quando feitas em estruturas metálicas existem algumas vantagens que facilitam a implantação desse tipo de energia: as estruturas em aço podem ser leves devido a sua resistência, isso permite que as telhas e fachadas sejam leves e transparentes, facilitando o gerenciamento de luz e o uso da energia solar. O alto isolamento térmico é outro atributo que permite uma economia de energia muito mais eficaz.

Quando pensamos em todas essas questões e os benefícios que elas trazem para todo o ecossistema em que vivemos, conseguimos entender a importância do trabalho que a Gradebrás faz. Definindo a satisfação do cliente como base, a empresa realiza o que o cliente precisa, mas sempre em busca de formas de não agredir o meio ambiente e, consequentemente, preservar um bem tão importante para o mundo inteiro.